Oi pessoal,
antes de mais nada, gostaria de falar um pouco sobre a motivação para criar essa pagina, e quais os objetivos que pretendo alcançar com a mesma (isso ficou meio “relatório”, mas prometo tentar utilizar a linguagem mais simples possível).
Primeiro, eu tenho “gasto” bastante tempo pensando a respeito da importância da divulgação cientifica para leigos, e tenho visto muitos projetos interessantes principalmente no Facebook, como climatografia geográfica, universo racionalista, dentre outros.
Tenho tido muitas conversas com colegas, que também tem interesse, e alguns também tem alguns blogs os quais vou citar mais para frente.
Olhando essas páginas e seus milhões de seguidores, eu percebi que as pessoas de modo geral têm interesse em ciência, mas por algum motivo as informações cientificas não chegam (ou não chegavam) até elas.
Alguns acontecimentos me chamaram a atenção para esse fato, como por exemplo a histeria coletiva que tomou as redes sociais envolvendo a polemica sobre o uso de animais em pesquisa em 2013. Na ocasião, uma ativista e sua trupe invadiram um laboratório de pesquisas farmacológicas para resgatar Beagles, que estavam sendo utilizados em pesquisas e supostamente sendo maltratados (falarei a respeito desse assunto polêmico um dia, quem sabe, em outro post). Abaixo um vídeo interessante postado pelo Pirula a respeito do episodio:
Outro acontecimento, mais recente, foi a epidemia de Zika Vírus e a possível (e provável) relação com o aumento da incidência de microcefalia no Brasil.
Em ambos os casos, perdi algum tempo tentando argumentar que não se deve propagar informações e boatos sem conferir se as fontes são confiáveis, tentando mostrar o outro lado de cada informação, porém muitas vezes sem muito sucesso. Não sou senhor da verdade, e nenhum cientista jamais será. E minha intenção não era dizer a essas pessoas que eu estava certo, e sim, que as informações por elas compartilhadas eram facilmente desmentidas com um mínimo de rigor cientifico.
Mas quais são os reais motivos para que a ciência e a população de modo geral estejam tão distantes?
A resposta mais óbvia seria: educação!!! Claro, colégios ruins, professores desatualizados, mal pagos e desestimulados tem sua cota de “culpa” na situação. Temos uma população com alto índice de analfabetismo funcional, não poderíamos esperar que não fossemos uma nação de analfabetos científicos (sim, temos que evitar tapar o sol com a peneira).
Mas seria apenas isso?
Na minha opinião: não!!
Os cientistas (me incluindo nessa lista) tem culpa. Precisamos falar mais com o público. Precisamos mostrar o que fazemos, como fazemos ... acabar com estereótipos.
Colocar toda a culpa no despreparo da imprensa (sim, a imprensa que cobre ciência em geral não está preparada e mais cursos de especialização no pais deveriam existir – só tenho conhecimento do curso da Fiocruz) não é intelectualmente honesto.
Vivemos em um mundo fechado. Dentro de laboratórios, universidades e institutos de pesquisa. Discutimos ciência exaustivamente com nossos pares, mas temos enorme preguiça de falar o assunto da nossa tese para os primos de outras áreas que sempre nos perguntam nas festinhas da família.
Quais as consequências disso? A sociedade, que em geral é que financia nossas pesquisas, recebe os produtos da ciência, mas não conhece os métodos.
Continuam imaginando o cientista como o louco do jaleco branco de cabelo desgrenhado (Ok, a parte do cabelo no meu caso é bem verdadeira) que maltrata animais de maneira perversa. Ou como aqueles que querem ficar ricos vendendo remédios que não curam (já temos a cura do câncer e da Aids, mas tratar gera mais lucro que curar, segundo algumas teorias conspiratórias).
A verdade é que mesmo com melhor educação, melhores colégios, sem a presença do cientista se comunicando de maneira adequada com a população, sempre haverá uma grande lacuna entre o conhecimento gerado numa ponta e o adquirido na outra. Livros didáticos demoram a serem atualizados. Professores não tem tempo de ler artigos de cada área para saber o que de novo está acontecendo em cada ciência.
Então, resumindo esse post, precisamos falar sobre ciência!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário